Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

173 Silvia Regina Canan e Vanessa Taís Eloy do, alertando que ao falarmos sobre regulação devemos ter claro de que política pública estamos falando. Lembra o autor: É importante notar que o termo ‘regulação’ está relacionado à ação de privatização do Estado no âmbito das políticas neoliberais. Ao privatizar, o Estado desresponsabiliza-se por uma gama de serviços e transfere o controle para mecanismos de ‘regulação do mercado’. Porém, esse controle visa a retirar do Estado uma eventual capacidade de intervenção sobre tais serviços, deixando que sejam afetados apenas pelas leis de mercado. (p. 913). Ao relacionar o tema regulação com a ação de privatização, o autor chama a atenção para as consequências que ocorrem devido ao fato de o Estado buscar se desresponsabilizar por questões que lhe competem, ficando a cargo dos mecanismos de mercado, o que leva a um engessamento das ações do próprio Estado perante as leis de mercado. OS PARÂMETROS DO EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES INSTITUÍDOS PELO MEC E A REPERCUSSÃO DOS DADOS DO EXAME NA UNIVERSIDADE A perspectiva da avaliação que se constrói somente a partir das leis do mercado é perigosa e devemos ter isso claro. Assim, a regulação no processo de avaliação é importante para garantir a formação de um profissional de qualidade, uma vez que o resultado das avaliações serve para os professores refletirem sobre seus métodos pedagógicos e sobre a sua própria imagem profissional, identificando as fragilidades para, posteriormente, corrigi-las junto ao grupo de docentes. Deste modo, é possível afirmar que a avaliação influencia na gestão da aula, na aprendizagem e na motivação do aluno. Mas essa deve ser uma influência positiva, que agregue em uma educação de qualidade, já que o objetivo principal dos cursos de graduação deve ser formar profissionais de qualidade e não apenas conquistar um bom resultado nas avaliações externas. Aliás, o bom resultado deve vir em consequência da boa formação que o curso oferece. É nesse ínterim que surge a possibilidade de utilizar os resultados diagnosticados através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE para repensar o processo de ensino-aprendiza-

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz