168 Políticas de educação superior e avaliação no Brasil contemporâneo:... dos cursos sob vários aspectos, como a infraestrutura, corpo docente e a organização que deve atender a padrões mínimos de qualidade, por outro, não revela, profundamente, o nível de conhecimento profissional, pois há certo ‘mascaramento’ nos resultados frente aos momentos preparatórios que antecedem às provas e até mesmo há a possibilidade de boicote por parte dos alunos. Presumimos que os dados devem colaborar para o desenvolvimento da qualidade dos cursos de graduação nas Instituições de Ensino Superior no Brasil, porém, a forma regulatória como são aplicados e divulgados os resultados pode ser altamente prejudicial tanto à formação pela quebra de confiança na Instituição se o resultado for negativo, quanto à proposta do curso, conforme exigências da prova e não da profissão. No dizer de Becker (2010): “Uma avaliação feita das avaliações educacionais na América Latina, ao longo da década de 90, concluiu que os docentes perceberam os mecanismos de avaliação como uma forma de pressão mais do que como um insumo para a melhora da qualidade da educação”. (p. 4). Em algumas entrevistas, podemos perceber que os resultados obtidos através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes são atribuídos na forma de ranqueamento em que os melhores desempenhos são divulgados para chamar a atenção dos futuros alunos, contribuindo para que o Ensino Superior seja visto como um mero produto a ser adquirido. Como uma das ferramentas do SINAES, o ENADE traz, em si, o princípio da não punição dos resultados, o que de fato não ocorre. Todavia, entendemos que, embora não tenha intenção, a forma como o governo disponibiliza os resultados contribui para o ranqueamento das IES pela mídia. No ranking, são apresentadas as universidades que obtêm os melhores desempenhos, bem como aquelas que não obtiveram uma avaliação satisfatória, como alerta o Coordenador: C7: “Em termos. É um tipo de avaliação que pode não revelar a verdadeira qualidade e o crescimento do aluno. Toda avaliação pode não revelar os critérios de um bom diagnóstico. Por isso, não deveria ser o único instrumento”. Segundo os coordenadores, os resultados do ENADE podem servir para realizar comparações entre os cursos de uma mesma IES, ou entre elas, para se ter acesso ao grau de conhecimento adquirido na
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz