Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

163 Silvia Regina Canan e Vanessa Taís Eloy trole rigoroso sobre os perfis profissionais, as competências e habilidades demandadas pelo mercado”. (DIAS SOBRINHO, 2003, p. 75). Nesse viés, o ENADE é considerado como importante para todos os entrevistados, embora, em algumas falas, os coordenadores apresentem algumas críticas mais severas a tal instrumento de avaliação, como pode ser exemplificado pelo trecho transcrito a seguir: C3: “Prova única, incapaz de aferir inúmeras competências e habilidades que julgo imprescindíveis na sociedade atual, tais como criticidade, capacidade investigativa e o relacionamento humano. Um questionário cuja veracidade das respostas não é totalmente confiável, o aluno pode ser induzido a responder determinadas alternativas. Um comparativo do corpo docente dos cursos sem fazer qualquer tipo de distinção quanto à realidade social/local - privilegiando cursos estabelecidos em grandes concentrações urbanas e Instituições Federais”. Os coordenadores explanam que o ENADE é um sistema de avaliação, uma política que busca verificar a qualidade dos Cursos de Graduação. Dessa forma, avaliam esse processo, ainda, como deficitário, frente a um cabedal de conhecimentos que o acadêmico constrói em torno de um curso de graduação, sendo que o entendem como uma prova ampla, mas que não tem o mérito/poder de avaliar a qualidade de um curso. Essa ideia corrobora com o que nos aponta Afonso (2009), de que a partir da década de 1980 a avaliação passou a ser traduzida pela expressão ‘Estado Avaliador’. Conforme o autor, Essa expressão quer significar, em sentido amplo, que o Estado vem adoptando um ethos competitivo, neodarwinista, passando a admitir a lógica do mercado, através da importação para o domínio público de modelos de gestão privada, com ênfase nos resultados ou produtos dos sistemas educacionais”. (AFONSO, 2009, p. 49). Essa perspectiva acaba colocando na Universidade a responsabilidade pelos resultados, já que a obtenção de bons conceitos no ENADE é fundamental para a manutenção dos cursos e para a visibilidade da Universidade. Através da pesquisa, podemos dizer que o ENADE não cumpre, totalmente, com o seu objetivo (aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, as suas habilidades e as suas competências), na medida em que

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