Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

160 Políticas de educação superior e avaliação no Brasil contemporâneo:... coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES, sendo a operacionalização de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira – INEP. A avaliação dos estudantes, através do ENADE, é aplicada, periodicamente, aos alunos de todos os cursos de graduação no último ano de curso, sendo expressa por meio de conceitos, tomando por base padrões mínimos estabelecidos por especialistas das diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de expressar com maior fidedignidade o desempenho dos alunos. Os dirigentes das Instituições de Educação Superior são responsáveis pela inscrição de todos os estudantes habilitados ao ENADE. A ausência da inscrição dos estudantes selecionados para a participação no exame poderá ensejar a suspensão de processo seletivo para os cursos que constam na relação daquele ciclo avaliativo. Esse cenário motivou a pesquisa, financiada pela FAPERGS4, cujo problema questionou: “Como os gestores (coordenadores) dos cursos de graduação da universidade avaliam o ENADE, enquanto política de avaliação em larga escala, e de que estratégias de gestão lançam mão para melhorar a avaliação dos cursos superiores?”. A pesquisa em questão tem como tema as políticas de avaliação em larga escala e sua relação com os Organismos Internacionais, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O estudo foi realizado com os coordenadores de curso dos Departamentos de Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, Linguística, Letras e Artes, Engenharias e Ciência da Computação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Campus de Frederico Westphalen. O estudo permitiu compreender que o ENADE tem se configurado não somente em um parâmetro avaliativo, mas também promove um ranqueamento entre os cursos e as universidades. O Exame, enquanto uma política mais ampla de avaliação em larga escala, passa a ser uma prova que vem sendo importante elemento de construção curricular na universidade e, igualmente, tem impactado na gestão dos cursos que, em busca de resultados positivos que venham a contribuir com um melhor conceito, acaba gerando estratégias de gestão que contemplem as atividades vinculadas ao preparo dos alunos para a prova. 4 FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa no Rio Grande do Sul.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz