159 Silvia Regina Canan e Vanessa Taís Eloy bem comercializável e nela se formam também seres comercializáveis que venderão sua força produtiva para manterem a própria subsistência. Para Gentili (2008): [...] em primeiro lugar é necessário destacar que na perspectiva neoliberal os sistemas educacionais enfrentam, hoje, uma profunda crise de eficiência, eficácia e produtividade, mais do que uma crise de quantidade, universalização e extensão. Isso nos leva a pensar que essa realidade se traduz na proliferação de cursos, de faculdades, de possibilidades de formação de professores, a maioria voltada para a formação tecnicista que privilegia a inserção de profissionais no mercado de trabalho e afasta o ideal de liberdade e igualdade de direitos a todos os cidadãos, uma vez que a educação torna-se produto de troca de um sistema capitalista e, nessa perspectiva, o ENADE enquanto processo de avaliação em larga escala, tem sua parcela de contribuição, à medida que promove o ranqueamento entre cursos e instituições ao invés do estudo aprofundado das causas dos resultados das provas. (p. 4). Tanto em nível nacional, quanto local, o ENADE3 tem se configurado um importante espaço de avaliação em larga escala dos cursos superiores do Brasil, utilizado como um dos instrumentos para aferir conceitos para a Educação Superior Brasileira, sendo um dos três componentes de uma política mais ampla de avaliação. SOBRE O EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES Criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES é formado por três componentes principais: a avaliação das Instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O SINAES avalia todos os aspectos que giram em torno do ensino, da pesquisa, da extensão, da responsabilidade social, do desempenho dos alunos, da gestão da Instituição, do corpo docente, das instalações físicas, dentre outros aspectos. Ele possui uma série de processos complementares: autoavaliação, avaliação externa, ENADE, avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informações (censo e cadastro). Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e Instituições de Educação Superior no país e os processos avaliativos são 3 ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz