Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

154 Cotidiano de um Programa de Pós-Graduação em Educação: análise das políticas. HORTA, José Silvério; MORAES, Maria Célia Marcondes de. O sistema CAPES de avaliação da Pós-Graduação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, p. 95-116. set./dez. 2005. HOSTINS, Regina Célia Linhares. Os Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG) e suas repercussões na Pós-Graduação Brasileira. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 133-160, jan./jun. 2006. LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria C. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). 2. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2005. LÜDKE M.; ANDRÉ, Marli. Estudo de Caso: seu potencial em educação. In: LÜDKE M.; ANDRÉ, Marli. Pesquisa qualitativa em Educação. Porto Alegre: Editora XXX, 2000. p. 17-24. MARTINS, C. B. Memória e objetivos do IV PNPG. In: BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. V Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2005-2010. Brasília, 2005. Textos de apoio ao PNPG, encomendados pela Comissão Nacional. MARTINS, Ricardo de C. Rezende. A Pós-Graduação no Brasil: uma análise do período 1970-90. Educação Brasileira, Brasília, CRUB, v. 13, n. 27, p. 93-119, jul./dez. 1991. MAZZOTTI, Alda; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. MELO, Adriana Almeida Sales de. A mundialização da Educação: consolidação do projeto neoliberal na América Latina, Brasil e Venezuela. Maceió: EDUFAL, 2004. 304p. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social - teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MORAES, Maria Célia Marcondes de; KUENZER, Acácia Zeneida. Tramas e Temas na Pós-Graduação em Educação. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v. 26, n. 93, p. 1341-1362, set./dez. 2005. SGUISSARDI, Valdemar B. (org.). Avaliação universitária em questão: reformas do estado e da educação superior. Campinas: Autores Associados, 1997. ______. A avaliação defensiva no “modelo CAPES de avaliação”. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 44-88, jan./jun. 2006.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz