151 Cristiane Backes Welter A avaliação em larga escala da CAPES na Pós-Graduação é um processo amplo, qualificado, constante e contraditório. Muitas das iniciativas pontuais da área de Educação e de cada Programa especificamente, indicam as dificuldades de atuação frente às exigências da avaliação CAPES, mas revelam que a trajetória, a identidade e o compromisso de um programa de Pós-Graduação precisam ser ponderados e são frutos que procedem de vários movimentos e atuações da própria comunidade acadêmica da Pós-Graduação. Também, é contraditória a avaliação na Pós-Graduação na área de Educação, pois, se olhamos a evolução e a quantidade de programas, identificamos que o sistema cresce e melhora a cada ano, mas isso não é garantia de qualidade para os demais níveis de ensino no país. Por outro lado, o programa investigado apresenta um grande diferencial, pois não nega seu compromisso com a realidade da Pós-Graduação e com seu projeto de ser educação, ao mesmo tempo em que procura responder ao processo CAPES de avaliação, dinamizando-o no dia a dia. Os sujeitos dessa pesquisa indicaram tensionamentos recorrentes em outros estudos sobre a sistemática de avaliação da Pós-Graduação implantada pela CAPES, porém explicitaram a necessidade de existir uma sistemática de avaliação, regulada pelo Estado, e com a participação da comunidade científica. Porém são sinalizadas novas formas de trabalhar a questão dos financiamentos e sua vinculação direta com o resultado da avaliação. São tentativas declaradas de rompimento da lógica neoliberal que, só será possível, através de novas proposições dos atores diretos desse processo. O cotidiano investigado refletiu as contradições do sistema de avaliação CAPES, mas ressaltou o diferencial de um Programa de Pós- -Graduação em Educação: o trabalho de ressignificação coletiva das exigências CAPES e o respeito pela identidade do PPG. Concluímos, dessa forma, que a atuação de docentes e da coordenação propicia o sucesso desse Programa no cenário nacional. Porque, na busca pela manutenção da identidade, no trabalho das deficiências e na melhoria das atividades desenvolvidas, o Programa desenvolve inúmeras ações, como valorização de espaços coletivos de discussão, gestão compartilhada do programa, seminários de planejamento e autoavaliação, releituras das atividades de formação dos cursos de mestrado e doutorado, priorização das atividades dos grupos de pesquisa, ampliação dos espaços públicos de discussão e, especialmente, valorização do compromisso com o coletivo e o patrimônio adquirido no Programa.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz