Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

150 Cotidiano de um Programa de Pós-Graduação em Educação: análise das políticas. Dessa forma, percebemos que as contradições identificadas no cotidiano dos investigados são ressignificadas de forma a manter a identidade do programa, trabalhar suas deficiências e ampliar seus aspectos positivos. Essa é a forma qualificada que o programa investigado atua, expressando o seu protagonismo na Pós-Graduação brasileira. Porém alertamos para a necessidade de revisão de alguns aspectos, como o caso da participação dos mestrandos e doutorandos nesse processo de avaliação. Á TÍTULO DE CONSIDERAÇÕES FINAIS Neste capítulo construiu-se a análise das implicações do processo de avaliação em larga escala da CAPES no cotidiano de um programa de Pós-Graduação da área de educação. Mas pesquisar é estar aberto à mudança! E, ao longo desta investigação, percebemos que ser pesquisador é um trabalho bastante árduo. Ou seja, nós, pesquisadores novatos, devemos ter clareza, ao iniciar as diferentes etapas da pesquisa, desde o recorte teórico até a investigação empírica, que precisamos estar libertos de quaisquer amarras que nos prendem ao definido, resolvido ou descoberto. Isso porque a pesquisa, no seu caminho, abre novos caminhos, fecha possibilidades, empurra para becos, exige saltos, concede novas portas, surpreende nos buracos, apresenta janelas, e quando imaginamos que estamos chegando ao fim, nos mostra que apenas finalizamos uma fase e que ainda teremos outras frestas a se olhar e escutar à frente. Compreendemos, nessa investigação, que as contradições atuais da avaliação CAPES e as preocupações com o coletivo e a identidade, implicam na ressignificação do cotidiano da Pós-Graduação estrito senso. O diálogo com a coordenação, os docentes e os discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação, onde realizamos as entrevistas e aplicamos os questionários, possibilitou uma análise mais qualificada e uma nova postura da pesquisadora frente à visão global dos sujeitos envolvidos. A análise desses dados, realizada com base na metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, e o apoio dos aportes teóricos como, Moraes, Horta, Brandão, Gadotti, Sguissardi, entre outros, foram fatores imprescindíveis à identificação e entendimento sobre as tensões, as prioridades, as mudanças e os rumos do PPG frente à lógica de avaliação posta.

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