148 Cotidiano de um Programa de Pós-Graduação em Educação: análise das políticas. Os discursos-síntese apresentados anteriormente expressam que é difícil aos estudantes conviver com algumas exigências da CAPES, pois essas trazem novas complicações a um cotidiano que envolve a maturação em pesquisa, a produção de conhecimentos novos e a construção de sua própria aprendizagem. Parece indicar a necessidade de aprimoramento dos modelos existentes e contemplar a escuta aos discentes. Por outro lado, também podemos considerar que a ênfase em produção de produtos como publicações em periódicos, livros e capítulos estimula o crescimento, a versatilidade e a formação do estudante. O ESPAÇO DA CONTRADIÇÃO Ao se analisar os discursos construídos pelos docentes, ficou bastante evidente a contradição que se estabelece entre o processo de avaliação CAPES e os processos cotidianos da Pós-Graduação. Ao mesmo tempo em que se evidencia o controle e a forte regulamentação existente na avaliação externa, os atores desse processo enaltecem a importância e necessidade de existir a agência CAPES, e das contribuições de uma avaliação externa para o aprimoramento cada vez maior da Pós- -Graduação no país. Os docentes e os discentes, em suas falas, percebem essa contradição, especialmente no que tange aos reflexos na realidade educacional brasileira, e propõem avanços e melhorias ao processo atual. Por isso, a análise das contradições apresentadas aponta para uma reflexão sobre o papel da Pós-Graduação brasileira que reflete a importância do cotidiano da Pós-Graduação. A avaliação em larga escala realizada pela CAPES nos Programas de Pós-Graduação brasileiros é contraditória quando percebemos que os docentes reforçam a importância dessa atuação do Estado, ao mesmo tempo em que repudiam as muitas exigências e a loucura de um cotidiano sem tempo. Também, é contraditória na Pós-Graduação em educação, pois se olhamos a evolução e a quantidade de programas, identificamos que o sistema cresce e melhora a cada ano. Ao mesmo tempo, isso não é garantia de qualidade para os demais níveis de ensino no país. Nesse sentido, o programa investigado apresenta um grande diferencial, pois não nega seu compromisso com a realidade e com seu projeto de ser educação, ao mesmo tempo em que procura responder ao processo CAPES de avaliação, dinamizando-o o dia-a-dia.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz