146 Cotidiano de um Programa de Pós-Graduação em Educação: análise das políticas. alunos. Além disso, surgem dúvidas cruciais quanto à participação dos discentes, expressas pelos membros das Comissões de Avaliação da CAPES, ao final dos trabalhos da avaliação trienal 2001/2003, e trazidas a discussão pelo autor: Se houvesse necessidade de explicitação do óbvio, bastaria perguntar se, nessas circunstâncias, os pós-graduandos teriam liberdade de expressar suas convicções em relação ao funcionamento dos Programas; se diante do possível alerta de seu coordenador e de seus orientadores para as consequências acima, não estariam todos se sentindo convidados a forjar um quadro potencialmente irreal do funcionamento do Programa?. (SGUISSARDI, 2006, p. 66). Ou seja, as principais dúvidas que surgem sobre a participação dos discentes estão relacionadas ao valor imputado aos dados coletados no programa. Também Spagnolo & Souza (2004) indicam que a posição contrária de coordenadores e avaliadores na escuta da opinião dos discentes sobre o processo de avaliação, uma desvalorização do curso, consequentemente, desvaloriza o certificado emitido pelo curso. Notamos que os discentes, principalmente aqueles que atuam como docentes em universidades, percebem a importância de existir um processo de avaliação, porém sua participação é expressa como distante ou inexistente. Mas chama a atenção o fato de que a maioria dos discentes que responderam ao questionário não conhecem e não se percebem como participantes do processo de avaliação. A CAPES é percebida como uma instituição que existe somente para o financiamento de bolsas, mas não existe a menção de sua função maior que é garantir, através da avaliação e acompanhamento dos programas, a qualidade da Pós-Graduação brasileira. Os alunos afirmam em seu discurso que não conhecem a história, o processo ou o sistema de avaliação CAPES. Também deixam transparecer que sua compreensão deveria ser ampliada, favorecendo a participação e o entendimento de algumas cobranças vivenciadas. Na compreensão dos alunos, as principais características do processo de avaliação CAPES são: regulador, homogeneizador, tensionador, institucional, exigente, pontuador, negativo, controlador e autoritário. São características fortes e expressam uma grande insatisfação por parte de alguns efeitos do processo atual, como a corrida pelas publicações ou a pressão pelo tempo de conclusão. Porém cabe reforçar que, apesar das considerações anteriores, a percepção dos estudantes é de que o processo de avaliação desse nível
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