Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

144 Cotidiano de um Programa de Pós-Graduação em Educação: análise das políticas. Os discursos-síntese acima apresentados indicam com clareza que os docentes reconhecem o programa de Pós-Graduação em educação como lócus gerador de conhecimentos e estabelecem várias referências em suas ações cotidianas que o ressignificam, como: a avaliação interna, o trabalho, os produtos, os tensionamentos e o compromisso com a Pós-Graduação. A avaliação é entendida pelos professores como um movimento em processo, que vincula ações internas e externas. Dessa maneira, a prática de movimentos de avaliação interna é entendida como o grande diferencial no cotidiano do programa de Pós-Graduação em educação da UNISINOS. Apesar de não acontecer com instrumentos formais de coleta de dados e explicitação de resultados, a dinâmica interna do programa investigado permite uma atitude proativa no contexto da educação. Além disso, o programa mantém atividades sistemáticas e organizadas, como reuniões de colegiado, reuniões de linhas de pesquisa, reuniões de orientação coletiva, as quais contam com a presença do conjunto de todos os professores do programa. A atuação docente nesses espaços não acontece por representação, mas sim, são espaços coletivos onde todos os professores têm vez e voz. Atuar na gestão de um programa de Pós-Graduação pode facilitar o entendimento sobre os processos de produção do conhecimento e de avaliação, porém não exclui o gestor de responsabilidades como o preenchimento adequado do relatório de dados para a CAPES3, ou mesmo a discussão de especificidades da Pós-Graduação com a universidade. A compreensão do coordenador e de mais três professores que exerciam funções de gestão, além daquelas próprias à carreira do docente de Pós-Graduação, é de que elementos4 são fundamentais à subsistência de um programa de Pós-Graduação em educação. Não só pela especificidade da área, mas pela própria natureza da Pós-Graduação em que essas questões não são ensinadas, mas sim, aprendidas e ressignificadas no fazer educação. O trabalho desenvolvido com a intervenção desse formato de gestão apresentado no discurso da coordenação permite o estabelecimento de relações entre vários processos internos e os resultados gerados podem ser percebidos no envolvimento de todos os seus atores. Uma problemática na gestão de um programa, especialmente para aqueles que estão iniciando nessa função, é a dificuldade de relacionamento 3 Hoje conhecida como Plataforma Sucupira. 4 Os descritos até o momento neste subcapítulo sobre o olhar dos docentes.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz