136 Cotidiano de um Programa de Pós-Graduação em Educação: análise das políticas. CAMINHOS, RUELAS E ROTAS DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA Compreender como a Pós-Graduação ressignifica os seus processos diante da avaliação em larga escala no Brasil é o objetivo primeiro deste capítulo de livro que toma por base a análise dos resultados de uma pesquisa realizada no período de 2005-2007, no Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Parece necessário explicitar que não é intenção do capítulo propor uma reinvenção da avaliação CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), mas sim, identificar as reorganizações realizadas pelos sujeitos da Pós-Graduação em seu cotidiano diário, tendo em vista as demandas do processo de avaliação. Ou seja, procuramos olhar as ações e reações desses sujeitos frente às questões apresentadas pela avaliação em larga escala realizada pela CAPES em todos os programas de Pós-Graduação no nosso país. Cabe esclarecer que a CAPES é uma instituição brasileira, dentro do Ministério de Educação (MEC), que estabelece diretrizes nacionais e regula a avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGs) de todas as áreas de conhecimento. Mediante os aportes teóricos como Moraes, Horta, Bianchetti, Brandão, Sguissardi, Silva Jr, Gentili, Cunha, Morosini, Martins, Hostins, entre outros, discutimos o cotidiano da Pós-Graduação e as vivências de seus sujeitos junto a avaliação em larga escala da CAPES. Os interlocutores da pesquisa qualitativa e da dialética são: Gadotti (1995), Brandão (2003), Triviños (1995), Minayo (2001), Mazzotti & Gewandszwajder (1998) e Lüdke & André (2000). A pesquisa é de cunho qualitativo, como Brandão (2003), que métodos são proposições e não existem receitas prontas, pois a construção do conhecimento válido deve ser realizada através da pesquisa, mesmo com pequenas variações. Os questionários com questões abertas para docentes, questionários com questões abertas para discentes, entrevistas semiestruturadas para docentes e para comissão coordenadora são instrumentos adotados para a investigação contribuindo para a compreensão do cotidiano dos Programas de Pós-Graduação e sua percepção sobre o formato avaliativo da CAPES. A análise desse material de pesquisa foi realizada utilizando a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, trabalhada
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