135 COTIDIANO DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO BRASIL Cristiane Backes Welter1 Este capítulo procura compreender as implicações do processo de avaliação da CAPES no cotidiano de um programa de Pós-Graduação da área de educação. Mediante os aportes teóricos como Moraes, Horta, Bianchetti, Brandão, Sguissardi, Silva Jr, Gentili, Cunha, Morosini, Martins, Hostins, entre outros, discutimos o cotidiano da Pós- -Graduação e as vivências de seus sujeitos sobre a avaliação em larga escala realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, e com o auxílio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, realizamos e analisamos as entrevistas e os questionários com os sujeitos envolvidos no programa: coordenação, docentes e discentes. Os docentes e a coordenação apontaram as contradições e os tensionamentos vivenciados no seu cotidiano, bem como as inúmeras atividades, ações e reações construídas para dar um novo sentido ao processo de avaliação. A experiência desses sujeitos mostrou que fazer parte da Pós-Graduação é, constantemente, buscar alternativas de transformação da realidade, ou seja, é a identidade desse Programa que o torna um diferencial de Pós-Graduação. Mas, apesar de todos os movimentos existentes para dar sentido ao processo de Avaliação da CAPES, ele é pouco conhecido pelos discentes da Pós-Graduação Brasileira. Os discursos deles apontaram que a maioria desconhece o processo de avaliação da CAPES, com exceção das bolsistas que são impactadas pelos prazos e pelas exigências de publicações ou daquelas poucas alunas que exercem funções representativas, como os representantes nos colegiados. 1 Pedagoga da Rede Municipal de Educação de Picada Café/RS. Professora do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul/RS. Licenciada em Pedagogia. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz