130 Banco Mundial: análise da trajetória de influências nas políticas educacionais ção da Organização Mundial do Comércio (OMC). Dessa maneira, os indicadores da KAM trabalhavam com a propriedade intelectual e sua proteção. Essa escolha estratégica, na verdade, privilegia e promove as economias desenvolvidas. É por essas razões que o conceito de conhecimento, embora teoricamente aceito, possui elementos que perpetuam discrepâncias entre os países nas proposições dos organismos internacionais. As evidências materiais dos programas da OCDE, BM e OMC direcionam o discurso para o conhecimento como estratégia econômica que, ao invés de propor desenvolvimento, prevê a manutenção do cenário de desigualdades. ÚLTIMAS QUESTÕES Neste texto construiu-se a análise de influência do Banco Mundial no cenário internacional, com foco na atuação e na construção da sua importância como agência indutora para as políticas em educação. Neste sentido, retomou-se os períodos de organização e estruturação do BM como Banco Humanitário e como Banco do Conhecimento. A ideia de que o conhecimento é importante, neste período histórico em particular, é aceita por todos independente de classe social ou nível educacional. Essa aceitação acaba tornando fácil a utilização do conceito nas mais diferentes áreas, sem questionamentos. Por isso, se desenvolveu a compreensão de conhecimento, de sociedade do conhecimento e de economia do conhecimento como conceitos que fundamentam as ações e intervenções do BM, com reflexos e efeitos para o campo educacional. As evidências materiais de programas da OCDE, BM e OMC compreendem o conhecimento e a educação como estratégia econômica. Essa estratégia ao invés de promover desenvolvimento, conforme seu propósito, prevê na sua gênese a manutenção do cenário de desigualdades. A educação apresentada na KAM é o principal meio pelo qual a economia do conhecimento pode ser construída, segundo BM. A aposta em áreas como ciência, alfabetização e matemática aproxima o ideal científico-tecnológico para que ocorra a passagem da economia industrial para a economia pós-industrial. O investimento em capital humano proporciona que a educação esteja subordinada a economia. Por isso, o conhecimento que a economia do conhecimento enfatiza é
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz