Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

13 Apresentação pela universidade, enquanto produtora de conhecimento, imersa em um contexto hegemônico. O quinto texto, intitulado Uma Análise da Internacionalização da Educação Superior “Necessária” Através do Estudo de Caso de duas Universidades Latino-Americanas, apresenta uma síntese de pesquisa anterior, que teve como objetivo analisar os limites e potencialidades para o desenvolvimento de uma internacionalização da educação superior necessária, através do estudo de caso da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), localizada no Brasil, e a Escuela Latinoamericana de Medicina (ELAM), localizada em Cuba. A autora apresenta uma análise de três dimensões fundamentais que constituíram a pesquisa: dimensão teórica, dimensão metodológica e dimensão empírica. O Programa Universidade para Todos (PROUNI), é tema do texto que encerra este volume. Em A Qualidade da Educação e o Programa Universidade para Todos: o que diz a produção acadêmica recente (2010-2018)?, os autores destacam que a lei n° 11.096/05 trouxe profundas transformações na Educação Superior brasileira, pois introduziu no debate as novas formas de ser e estar no espaço universitário a partir do PROUNI, que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de Ensino Superior privadas, tendo como contrapartida, a isenção de tributos para aquelas que aderiram ao programa. Uma questão que emerge neste cenário é a forma com que a qualidade é incorporada junto ao Programa, e ainda como as comunidades de pesquisa percebem esse binômio qualidade-PROUNI em suas investigações. Os Organizadores Setembro de 2019

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz