124 Banco Mundial: análise da trajetória de influências nas políticas educacionais do conhecimento, a economia do conhecimento, a sociedade em rede, a sociedade pós-industrial, a sociedade pós-capitalista, a terceira onda, entre outras10, são terminologias que emergem para denominar as transformações sociais do final do século XX e início do século XXI. As mudanças mediadas pelas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) surgem sob a prerrogativa de que estas inovações tecnológicas impactam profundamente a sociedade alterando suas relações em campos diversos, como trabalho, cultura etc. Neste ponto, aborda-se como a economia do conhecimento passa a ser, ao lado da pobreza, uma das principais bandeiras do BM para os países em desenvolvimento e como essa opção opera no imaginário social e afeta na constituição de políticas educacionais. O mantra do conhecimento como fator estratégico e fundamental ao desenvolvimento entra na pauta do BM respaldado pelos teóricos que entendem a ascensão da globalização e das TICs como marco divisor de águas na história humana. A sociedade, o trabalho e suas relações precisam se adequar as exigências advindas dessas tecnologias do conhecimento e da informação. Nesta abordagem, a educação tem lugar especial e serve aos propósitos desenvolvimentistas como fator propulsor de combate à pobreza. Masson e Mainardes (2011) referem que, na literatura acadêmica brasileira, os estudos sobre a sociedade do conhecimento são ainda escassos quando comparados à literatura internacional. Segundo os autores, “a maior parte dos textos apresenta uma visão acrítica desse conceito, sem empreender esforços para analisar a problemática ideológica nele envolvida” (p. 72). Por isso, este texto, se atem a refletir sobre como a sociedade do conhecimento e o conhecimento são compreendidos e tratados pela instituição BM com demandas diversas para o setor da educação. Um texto fundamental para entender as proposições do BM na adoção e orientação dos seus programas para uma economia do conhecimento é a análise realizada por Robertson (2008). A autora estudou o Programa Conhecimento para o Desenvolvimento11 (K4D), que conta com um instrumento próprio para medir o nível de conhecimento dos países chamado de Metodologia de Avaliação de Conhecimento12 10 Os termos, apesar de suas especificidades e áreas de origem, têm sido utilizados de maneira diversas para designar essas mudanças social no início do século XXI. 11 Knowledge For Development Program. 12 Knowledge Assessment Methodology.
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