Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

122 Banco Mundial: análise da trajetória de influências nas políticas educacionais de negócios. Nos anos 2000 em diante, o BM passa a preocupar-se com o conhecimento como fator produtivo para diminuição da pobreza e como fonte de desenvolvimento. Durante a atuação de James Wolfensohn (1995 a 2004) como presidente do BM, sua marca foi a criação do Banco do Conhecimento que era uma espécie de banco de dados sobre as ações do grupo nos vários continentes. (MARI, 2009). O Relatório sobre desenvolvimento mundial publicado anualmente pelo Banco com uma análise desde 1978, tornou-se uma referência, sendo a edição do gênero mais citada no mundo. (PEREIRA, 2014). Dessa forma, o BM se consolidou como fonte de dados com monopólio exclusivo sobre uma ampla e variada gama de pesquisas. Esses estudos são recebidos pelos meios de comunicação como produtos da verdade e nenhuma outra instituição tem tanto impacto no meio acadêmico como o BM. Na cobertura de diversos assuntos, a mídia dependia quase exclusivamente do Banco como fonte de dados econômicos e sociais. A mesma influência e dependência podia ser constatada entre formuladores de políticas e gestores públicos nos países da periferia (Goldman, 2005, p. 101-102). A produção intelectual do Banco também servia de orientação para agências bilaterais de assistência ao desenvolvimento, para os demais bancos multilaterais e para a própria Organização Mundial do Comércio (OMC) (Broad, 2007, p. 701-702). Além disso, os cursos de formação e treinamento promovidos pelo Banco emitiam certificados que abriam as portas para o mercado internacional de consultorias, no topo do qual estava a própria instituição como grande contratante (Goldman, 2005,p.2-3).Tais atividades tendiam a ser copiadas nos Estados-membros e serviam como modelo de formação, legitimando a institucionalização de um determinado padrão de profissionalização e marginalizando outros (idem, p. 230). (PEREIRA, 2014, p. 93). O BM goza de autoridade no cenário internacional, de modo que garante legitimidade, tanto para as pesquisas desenvolvidas e divulgadas nos seus documentos, quanto para os profissionais que o banco forma. Esse status do BM faz com que as suas orientações políticas sejam revestidas em um tom de neutralidade. Para fortalecer as orientações políticas do BM dentro dos aparelhos do Estado e da sociedade civil, foi necessário construir o reconhecimento em torno de programas, ideias e práticas institucionais. Segundo Pereira (2014), as atividades de pesquisa abrangem departamentos regionais, o Instituto BM e a Vice- -Presidência de Economia do Desenvolvimento (DEC).

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