Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

12 Apresentação O texto que encerra a primeira parte deste volume é Políticas e suas Interfaces na Esfera Pública: decisão, construção e regulação. A autora inicia a discussão com uma pergunta interessante: Mas o que são políticas públicas? Após, parte para a contextualização a respeito do processo de desenvolvimento, implementação e execução de políticas públicas, suas principais concepções e objetivos. A segunda parte deste volume, intitulada, POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: DIFERENTES CENÁRIOS E CONTEXTOS EM ANÁLISE conta com seis textos. No primeiro deles, A Trajetória de Instituições de Educação Superior, dos Docentes, dos Cursos e das Matrículas de Graduação Presenciais e a Distância nos Anos de 2010 e 2017: um olhar a partir das Políticas Públicas para o Ensino Superior no Brasil, o autor retoma a pesquisa que trata do estudo das alterações no sistema de Ensino Superior a partir da influência dos organismos internacionais, com a intensão verificar as mudanças ocorridas nas modalidades de ensino presencial e a distância, no Brasil nos anos de 2010 e 2017. O Movimento Escola Sem Partido (MESP) é o tema do texto intitulado: Do Papel da Universidade aos Fundamentos do MESP: uma análise da colaboração acadêmica. Nele, a autora procura evidenciar os fundamentos acadêmicos em que se pauta a proposta do MESP, tema polêmico que ganhou espaço no cenário nacional nos últimos anos, a partir da discussão a respeito do papel da universidade, quem são e o que falam os universitários e, também, da ética educacional. O terceiro texto, Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: possibilidades no arranjo do contexto emergente da Educação, centra-se sob novos olhares da Educação Superior no Brasil a partir de um modelo de espaço universitário distinto da universidade. O autor apresenta as transformações que tal setor passou, especialmente a partir do final do século XX, com as influências de políticas neoliberais, a interferência dos organismos internacionais/multilaterais e o novo perfil do alunado presente nas instituições e ensino, demonstrando que, com isso, há a constituição de um novo arranjo do sistema educativo. O texto Tensões e Enfrentamento da RSU Frente à Produção do Conhecimento: desafios e prática, busca refletir sobre a Responsabilidade Social Universitária (RSU), ideia que se naturalizou nos tempos atuais, no cenário brasileiro, bem como o papel desempenhado

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz