Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

118 Banco Mundial: análise da trajetória de influências nas políticas educacionais as mesmas, apesar do aumento das taxas de crescimento econômico em grande parte dos países da periferia. Com o reconhecimento de que o crescimento econômico não significa diminuição da pobreza, McNamara preparou o caminho para uma estratégia mais audaciosa e interventora nos países em desenvolvimento. A diminuição da pobreza se tornou a ideia chave do BM nos anos 70, porém enfrentou grande resistência interna para ser concretizada até o convencimento de que desenvolvimento e diminuição da pobreza não eram uma face da mesma moeda. Dessa maneira, McNamara desviou a resistência interna da equipe do Banco e encontrou apoiadores as suas ideias entre agências de desenvolvimento, opinião pública e acadêmicos. (KAPUR; LEWIS; WEBB, 1997). A missão da pobreza engajou McNamara em várias frentes. Um deles foi o próprio Banco, que se propôs a redefinir para melhor servir a sua mistura específica de crescimento - como uma “agência de desenvolvimento” - e objetivos de redução da pobreza. Um segundo foi a comunidade de doadores, ricos credores e doadores dos quais ele buscava uma base financeira muito aumentada. A terceira consistia de líderes de países pobres, cujo compromisso com a equidade seria uma pré- -condição para a eficácia da assistência do Banco. Um quarto era a frente intelectual: um nível amplamente expandido de gastos em pesquisa tornou-se um meio de exercer influência sobre a comunidade de desenvolvimento5. (KAPUR; LEWIS; WEBB, 1997, p. 222, tradução nossa). A estratégia do Banco se voltou para o desenvolvimento rural, foi anunciada em 1973 por McNamara em Nairóbi. Esse anúncio é identificado como o primeiro marco na nova direção do BM frente à pobreza rumo à equidade e também da elaboração do conceito importante para agência, o de pobreza absoluta6. A agricultura e a pecuária passaram a ser fatores de empréstimos aos países em expansão para o desenvolvimento das zonas rurais. Nesse período, passaram a ter importância os projetos sociais que não eram originalmente importantes 5 The poverty mission engaged McNamara on several fronts. One was the Bank itself, which be set out to redesign to better serve his particular blend of growth- as a “development agency”-and poverty reduction objectives. A second was the “donor” community, rich lenders and givers from whom he sought a much in- creased financial base. The third consisted of leaders of poor countries, whose commitment to equity would be a precondition for the effectiveness of Bank assistance. A fourth was the intellectual front: a vastly expanded level of spending on research became a means to exert influence on the development community. 6 Pobreza absoluta foi um critério de análise e operacional que teve como origem o atendimento das necessidades humanas básicas que deveria ser reduzida via crédito para pequenos agricultores rurais.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz