117 Quênia Renee Strasburg de redes públicas pelo setor privado, responsabilização de professores pelos resultados educacionais, flexibilização da carreira docente, currículos baseados em competências e habilidades, avaliações em larga escala, gestão gerencial, sistema de bonificações para professores e gestores, entre outras. E o BM se destaca como uma das principais instituições indutoras de políticas nos países em desenvolvimento, entre os quais o Brasil. É certo afirmar que o BM estabelece relações com o Brasil desde a década de 1990. (FONSECA, 2014). Nesse sentido, o BM funciona como propagador dos ideais neoliberais, e uma das estratégias de consolidação das suas propostas são os documentos lançados pelo Grupo BM. Os documentos de caráter prescritivo têm como característica posicionar a educação como um setor que deve ser aberto aos negócios e, sobretudo, negócios lucrativos. (SILVA, 2014). O BANCO MUNDIAL NOS ANOS 1970-1980 Desde sua fundação, o BM figura no cenário internacional como uma das principais instituições de promoção do desenvolvimento e de combate à pobreza. A grande expansão da atuação do Banco ocorreu na gestão de Robert McNamara iniciada em abril de 1968. (PEREIRA, 2010). McNamara tinha sido estudante e docente na Harvard Business School e havia presidido a Ford Motor Company integrando o conselho consultivo da Fundação Ford. Até a sua chegada, o BM atuava como um braço do Tesouro Americano, o que com a sua presidência, foi alterado para que o Banco se aproximasse também do campo político dos Estados Unidos da América (EUA). Sua chegada a presidência ocorreu no momento de avaliação do fracasso da ofensiva militar no Vietnã, o que reforçou a ideia de que a segurança dos EUA dependia não apenas de armas, mas também da ordem política e do crescimento econômico. Assim, o principal objetivo da gestão de McNamara foi “consolidar o Banco como uma agência de desenvolvimento. (PEREIRA, 2010, p. 261). Ao fazer um balanço dos anos setenta, McNamara argumentou que a imagem final da década, no aspecto socioeconômico, era inadequada. Essa leitura se baseava em dois pontos, o primeiro que registrava que a desigualdade de renda havia aumentado no sistema internacional; e o segundo ponto que mostrava que as condições de pobreza permaneciam
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz