Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

114 Banco Mundial: análise da trajetória de influências nas políticas educacionais partir dos escritos e de artigos do pesquisador brasileiro Jefferson Mainardes e do próprio Stephen Ball, em trabalhos posteriores2. O Ciclo de Políticas é constituído por três contextos e/ou arenas3: (1) contexto de influência; (2) contexto de formulação; e (3) contexto da prática. “Esses contextos estão inter-relacionados, não têm uma dimensão temporal ou sequencial e não são etapas lineares”. (MAINARDES; STREMEL, 2015). O contexto de influência é onde as disputas e negociações acontecem, levando em consideração uma série de determinantes que afetam as decisões postas em ação, como ideias, discursos, consensos em torno de determinados conceitos e temas. É no contexto de influência que se inscreve a instituição Banco Mundial, bem como outros organismos internacionais. Os autores do Ciclo de Políticas alertam que a relação entre as políticas globais e locais podem ser sempre reinterpretadas tanto pelos Estados nacionais quanto pelos diferentes contextos e atores. Assim, mesmo que ocorra influência, a política não é sempre a mesma em todos os lugares, pois ela está sujeita ao local em que será colocada em prática. Assim, nos demais contextos do Ciclo de Políticas, as políticas podem ser reinterpretadas ou reelaboradas com graus variados de liberdade. Na página oficial do Grupo Banco Mundial na Internet4, é possível acompanhar, através de uma timeline (linha do tempo), o desenvolvimento da sua história. O BM tem o início das suas atividades, em 1944, na Conferência de Bretton Woods, com a proposta de reconstruir os países da Europa devastados pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O foco do BM foi mudando ao longo das décadas e sua importância e atuação foram gradativamente ampliadas. Em 1960, o BM passou a financiar projetos em torno de melhorias de infraestrutura 2 Sobre a abordagem do ciclo de políticas, ver Mainardes (2006, 2018), Mainardes e Gandin (2013a, 2013b), Lima, Souza e Luce (2018), Rosa (2019), Sousa (2018), entre outros. 3 Opto pela utilização de 3 contextos e/ou arenas do Ciclo de Políticas, em acordo com a revisão feita por Ball e Bowe. Na sua primeira formulação em 1992, no livro Reforming education and changing schools, Bowe e Ball apresentam o Ciclo com três contextos: Influência, formulação e prática. Em 1994, Ball, no livro Education reform: a critical and post-structural approach, expande sua análise incluindo dois outros contextos aos três já existentes: resultados (efeitos) e da estratégia política. Em 2007, Ball reavalia, novamente os contextos e retorna a perspectiva dos três contextos/arenas justificando que o contexto dos efeitos e o contexto da estratégia política devem ser inseridos nos três primeiros. (MAINARDES; STREMEL, 2015; MAINARDES, 2018; MAINARDES; GANDIN, 2013). 4 Disponível em: <https://www.worldbank.org/pt/country/brazil>. Acesso em: 28 jan. 2017.

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