113 BANCO MUNDIAL: ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE INFLUÊNCIAS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS Quênia Renee Strasburg1 O presente texto, trata da instituição Banco Mundial (BM): origem, objetivos, história e desenvolvimento da sua trajetória de influências nas políticas educacionais até a construção do princípio do conhecimento. A análise foi desenvolvida a partir do referencial teórico-metodológico do Ciclo de Políticas de Ball e Bowe (1992), no sentido de compreender o contexto de influência das macro-políticas. A verificação dos aspectos de origem e desenvolvimento do BM registram a aproximação deste com a ordem econômica mundial da globalização e do neoliberalismo. O texto discorre sobre as formas de atuação utilizadas pelo BM para se tornar um dos principais organismos indutores de políticas com base nas suas pesquisas e na sua produção intelectual. Por fim, identifica que a compreensão de conhecimento divulgada e celebrada pelo Banco é a do conhecimento técnico e instrumental para os países em desenvolvimento e do conhecimento inovação para os países desenvolvidos. INTRODUÇÃO A trajetória de influências do BM foi delineada a partir do aporte teórico metodológico do Ciclo de Políticas de Ball e Bowe (1992) a 1 Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2004), Licenciada em História pela Universidade Luterana do Brasil (2006), Especialista em Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014 e 2019). Integra o grupo de pesquisa História, Política e Gestão da Escola Básica. É professora da Rede Municipal de Educação de São Leopoldo tendo atuado como Diretora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de 2009-2012 e de 2017 a março de 2018. É professora convidada dos cursos de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional das Faculdades Don Bosco.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz