110 Avaliação emancipatória: as ressignificações dadas na política do Ensino Médio Politécnico LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2005. MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. Disponível em: <http://www. scielo.br/pdf/es/v27n94/a03v27n94.pdf>. Acesso em: 10 maio 2014. MARCHETTO, Suelen. Ensino médio politécnico no Rio Grande do Sul (2011-2014): fatores que interferem na ressignificação da política, no contexto da prática, em escolas de Farroupilha/RS. 2016. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, 2016. MOSNA, Rosa Maria Pinheiro. Avaliação: paradigmas e paradoxos no âmbito do Ensino Médio. In.: AZEVEDO, José Clóvis. REIS, Jonas Tarcísio (org.). O Ensino Médio e os desafios da experiência: movimentos da prática. 1. ed. São Paulo: Moderna; Fundação Santillana, 2014. RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação (SEDUC/RS). Ensino Médio. Porto Alegre. Disponível em: <https://servicos.educacao.rs. gov.br/dados/ens_med_regim_padrao_em_Politec_I.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2014. RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação (SEDUC/RS). Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio – 2011-2014. Porto Alegre, 2011. Disponível em: <http://www.educacao.rs.gov.br/dados/ens_ med_proposta.pdf>. Acesso em: 3 nov. 2013. RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação (SEDUC/RS). Regimento Padrão do Ensino Médio Politécnico. Porto Alegre, 2012. Disponível em: <http://www.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_regim_padrao_ em_Politec_I.pdf> e <http://www.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_ regim_padrao_em_Politec_II.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2014. SAUL, Ana Maria. Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática e emancipatória. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. spe, p. 1299-1311, dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151797022015001001299&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 07 jun. 2019. _____. Referenciais freireanos para a prática da avaliação. Revista de Educação PUC-Campinas, [S.l.], n. 25, abr. 2008. ISSN 2318-0870. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/ reveducacao/article/view/90>. Acesso em: 25 maio 2019.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz