11 Apresentação O texto Avaliação em Larga Escala da Qualidade da Educação Básica Brasileira (1980-2015), traz uma análise de algumas das novas perspectivas sobre a avaliação em larga escala da qualidade da educação básica brasileira, a partir de textos e trabalhos desenvolvidos nos últimos anos sobre o tema. O autor traz considerações importantes sobre a relação das avaliações com organismos internacionais, além de debater a questão da qualidade x quantidade. O Ensino Médio Politécnico é tema de dois textos dessa parte. Um deles é Avaliação Emancipatória no Ensino Médio Politécnico, onde o autor objetiva analisar a implementação da Avaliação Emancipatória (AE) no Ensino Médio Politécnico (EMP), tentando compreender os seus limites e possibilidades nessa reestruturação curricular. O outro texto, Avaliação Emancipatória: as ressignificações dadas na política do Ensino Médio Politécnico, traz considerações sobre a ressignificação que foi dada a política do Ensino Médio Politécnico ao tratar de avaliação emancipatória, em escolas do município de Farroupilha/RS. A influência dos organismos internacionais nas questões educacionais brasileiras é tratada no texto Banco Mundial: análise da trajetória de influências nas políticas educacionais. Nele, a autora trata da instituição Banco Mundial (BM): origem, objetivos, história e desenvolvimento de sua trajetória de influências nas políticas educacionais, até a construção do princípio do conhecimento. A avaliação em larga escala também é tema de mais dois textos da primeira parte do livro. Em Cotidiano de um Programa de Pós-Graduação em Educação: análise das políticas de avaliação em larga escala no Brasil, o cenário apresentado são programas de pós-graduação. A partir do texto, a autora procura compreender as implicações do processo de avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no cotidiano de um programa de pós- -graduação da área de Educação. Já em Políticas de Educação Superior e Avaliação no Brasil Contemporâneo: a questão do ENADE em xeque! entra em cena a avaliação do Ensino Superior. As autoras apresentam considerações sobre a avaliação, dando ênfase ao ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) que tem se configurado como um importante espaço de avaliação em larga escala dos cursos superiores do Brasil, utilizado como um dos instrumentos para aferir conceitos para a Educação Superior Brasileira, sendo um dos três componentes de uma política mais ampla de avaliação.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz