109 Suelen Marchetto Na análise das entrevistas e dos questionários vemos que a avaliação emancipatória não modificou, de maneira significativa, a prática de avaliação dos professores. Vemos poucas exceções com aproximações à avaliação emancipatória. Sendo assim, a avaliação, no contexto da implementação da política, foi amplamente ressignificada e reinterpretada nas escolas para adaptar à realidade anterior, não alterando significativamente a maneira que o professor entende o aluno no processo de aprendizagem. Apesar de a interpretação feita por docentes e por gestores sobre a avaliação emancipatória sofrer variações, na forma como concordam ou discordam, a principal função da avaliação nas escolas continua sendo a de aferir resultados para as aprendizagens adquiridas. REFERÊNCIAS BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977. COLÉGIOOLGA RAMOS BRENTANO. Plano político pedagógico. Farroupilha, 2014. Documento de uso interno da escola e não paginado. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JÚLIO MANGONI. Plano Político Pedagógico. Farroupilha, 2014. Documento de uso interno da escola e não paginado. FARROUPILHA-RS. Dados gerais e econômicos de Farroupilha. Disponível em: <http://farroupilha.rs.gov.br/novo/dados-socio-economicos/>. Acesso em: 26 maio 2014. FRITSCH, Rosângela. Uma política educacional em contestação: o Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul/Brasil. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANODE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃODA EDUCAÇÃO, 4., 2014, Portugal; CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 7., 2014, Portugal. Anais eletrônicos... Portugal, 2014. Disponível em: <http://www. anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT1/GT1_Comunicacao/ RosangelaFritsch_GT01_resumo.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2014. FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍTICA (FEE). Disponível em: <http://www.fee.rs.gov.br/>. Acesso em: 12 jul. 2015. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). IBGE Cidades@: Farroupilha: RS, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php>. Acesso: 26 maio 2014.
RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz