106 Avaliação emancipatória: as ressignificações dadas na política do Ensino Médio Politécnico individuais, atitudes, comportamento em sala de aula, se participa de atividades como gincana, se participa né, postura na escola e tudo mais. Eu acho que o aluno é avaliado 100% em sala de aula”. (P1). O professor entrevistado vê os alunos como os únicos responsáveis pelo seu insucesso escolar quando afirma que a avaliação emancipatória é um meio de facilitar a aprovação que não aproveita as oportunidades dadas. Ele não compreende a avaliação como uma possibilidade de avaliar as suas práticas ou como uma ferramenta que priorize os aspectos qualitativos do desenvolvimento do educando. Ele indica que, no seu entendimento, a avaliação emancipatória é uma alternativa que facilita a aprovação. Essa concepção é contrária a ideia de se estabelecer os mínimos necessários para ser aprendido pelo aluno, ou seja, não é uma avaliação que busca a proximidade com um objeto preestabelecido, mas antes uma avaliação de posturas dos alunos, a fim de domesticá-los. O Plano Político Pedagógico Didático de Apoio (PPDA) também foi ressignificado. Ele se tornou mais um instrumento de avaliação que deveria ser aplicado no trimestre seguinte, para alunos que não atingiram a Construção Satisfatória da Aprendizagem (CSA), entendido e confundido como uma recuperação de notas. Na fala de uma das gestoras aparece essa relação entre a “recuperação” do regimento anterior para o PPDA da política do Ensino Médio Politécnico: “[...] no outro regimento né, no Ensino Médio mesmo, nós tínhamos a recuperação pós período letivo e a progressão. O que mudou agora então: trimestral, não existe mais essa recuperação pós período letivo, mas tem o tal do PPDA: PPDA 1, PPDA 2, PPDA 3. E não foi orientado ainda se esse PPDA 3 vai ser feito: agora no final do ano, ou vai ser feito lá no início do outro ano”. (G1). Podemos ver na fala, que não se entende o PPDA como uma proposta de replanejamento do professor para compreensão de um objeto. Ela continua sendo uma recuperação de nota. Há um entendimento que a “recuperação” se faz durante o ano letivo, ou seja, mudou o “tempo”, não alterando necessariamente a maneira de olhar para ela – uma recuperação de nota. Para a gestão da escola são solicitados números de alunos que não atingiram o “CSA” pela coordenadoria, no decorrer do ano letivo:
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