101 Suelen Marchetto as perspectivas local e global. A princípio, os pesquisadores propuseram um ciclo contínuo construído por três contextos: o contexto da influência, o contexto da produção de texto e o contexto da prática. No contexto da influência, os discursos políticos são construídos. Discute-se dentro dos partidos políticos, do governo, do processo do legislativo, das agências multilaterais a educação e o que significa ser educado. Para assim, formar um discurso de base política. Mainardes (2006, p. 52) afirma que “[...] há uma interação dialética entre o global e o local [...]” no contexto de influências de uma política. A política sofre influências que são recontextualizadas e reinterpretadas. O contexto da influência está ligado ao contexto da produção de texto. Ela, porém, sofre articulação com a linguagem do interesse público mais geral. O texto é resultado das disputas que concorreram no campo do contexto da influência. O contexto da prática é a aplicação da política educacional. O texto político é interpretado e recriado a partir da vivência dos leitores. Segundo Mainardes (2006, p. 53): “o que eles pensam, o que acreditam têm implicações para o processo de implementação das políticas”. É neste contexto que as políticas são recriadas e ressignificadas pelas interpretações e resistências dos profissionais que atuam. Estas ressignificações não serão de caráter único, pois há uma pluralidade de leitores e, portanto uma pluralidade de interpretações. Segundo Ball, em entrevista concedida a Mainardes e Marcondes (2009, p. 305), publicada na Revista Educação e Sociedade: A prática é composta de muito mais do que a soma de uma gama de políticas e é tipicamente investida em valores locais e pessoas e, como tal, envolve a resolução de, ou luta com, expectativas e requisitos contraditórios – acordos e ajustes secundários fazem-se necessários. Assim, no contexto da prática em escolas de Farroupilha/RS, aconteceram recriações, reinterpretações e ressignificações da política do Ensino Médio Politécnico que foram estudadas na pesquisa. Elas não tiveram caráter único e tem relação com as concepções que cada professor, cada gestor, cada coordenadoria, cada formador convidado pelas escolas tem de educação. Além de serem adaptadas às estruturas físicas e de pessoal disponíveis nas escolas no momento da implementação da política. Portanto, procurando compreender a complexidade da reforma do Ensino Médio como um todo, busquei apoio metodológico no Ci-
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