Políticas educacionais: contextos e análises contemporâneas

100 Avaliação emancipatória: as ressignificações dadas na política do Ensino Médio Politécnico abertos para os professores atuantes no Ensino Médio no ano 2014; entrevistas semiestruturadas para um gestor e para um professor de Seminário Integrado5 de cada escola; atas de reuniões pedagógicas entre os anos 2011 e 2014. A técnica de investigação da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) foi utilizada para interpretação da comunicação, como instrumento que ofereceu as regras básicas para sistematização dos dados coletados nas atas de reuniões pedagógicas, nas entrevistas, nos questionários feitos para os professores do Ensino Médio das escolas. O tipo de análise utilizada, dentro do conjunto de possibilidades da Análise de Conteúdo, foi a análise categorial. Conforme Bardin (1977, p. 36): Esta pretende tomar em consideração a totalidade de um “texto”, passando-o pelo crivo da classificação e do recenseamento, segundo a frequência de presença (ou ausência) de itens de sentido. Isso pode construir um primeiro passo, obedecendo o princípio de objetividade e racionalizando através de números e percentagem, uma interpretação que, sem ela, teria de ser sujeita a aval. É o método das categorias, espécie de gavetas ou rubricas significativas que permitem a classificação de elementos de significação constitutivas, da mensagem. O objetivo de categorizar o texto é a inferência sobre o todo da comunicação, procurando articular a superfície do texto com os fatores que determinam estas características. Segundo Bardin (1977, p. 41): “A leitura efetuada pelo analista, do conteúdo, das comunicações não é unicamente, uma leitura ‘à letra’, mas antes o realçar de um sentido que se encontra em segundo plano”. Para a construção deste texto, retomei a análise da categoria avaliação emancipatória. O ciclo de políticas foi utilizado como instrumento metodológico e orientou a organização do problema de pesquisa e a sistematização dos questionários e roteiros das entrevistas. É um método de abordagem criado na década de 1990, pelo pesquisador inglês Stephen Ball, em colaboração com Richard Bowe. Ball é professor do Instituto de Educação da Universidade de Londres, um dos mais eminentes pesquisadores de política educacional da atualidade. Na abordagem dada pelo ciclo de políticas a análise de políticas educacionais é complexa. O processo político é entendido como multifacetado e dialético, uma vez que há necessidade de articulação entre 5 Os professores de Seminário Integrado escolhidos para conceder as entrevistas atuaram desde as primeiras discussões do Ensino Médio Politécnico até o ano de 2014 em sua organização.

RkJQdWJsaXNoZXIy MjEzNzYz