10 Apresentação semos concretizar um projeto que foi acalentando a um bom tempo. A todas e todos nosso profundo reconhecimento. Esse trabalho foi elaborado e desenvolvido commuita dedicação com a participação dos integrantes da disciplina de Prática de Pesquisa, coordenada pela Professora Berenice Corsetti, envolvendo bolsistas de Iniciação Científica, Apoio Técnico, Mestrado e Doutorado, Carolaine Kirch, Joja da Silva Vaicëulionis, Márcia Cristina Furtado Ecoten, Henrique de Souza e Juliana Milcharek e Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, aos quais deixamos nossa gratidão. Esperamos que a obra possa contribuir com as reflexões que se fazem necessárias em relação à educação e à ciência em nosso país. Recentemente, alguns acontecimentos sinalizaram que estamos diante de um inequívoco recrudescimento do conservadorismo, tanto em termos nacionais quanto internacionais. Também no Brasil e em diversos países da América Latina verificamos esse fenômeno, tanto no que tange à formulação de políticas, como no plano das relações sociais e culturais. Entre nós, diversos projetos e/ou iniciativas revelam que vivemos momentos expressivos dessa recente onda conservadora. Os ataques que vem sendo desenvolvidos às Ciências Humanas, às universidades, à educação e ao pensamento crítico integram o avanço do neoconservadorismo no Brasil, constituindo-se numa ameaça aos direitos sociais, à soberania nacional, à preservação do meio ambiente, ao desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro, à educação pública, comprometendo, com outras tantas iniciativas que estão em curso, o reconhecimento internacional de nosso país. Nesse cenário, reforçarmos que o debate e a reflexão sobre a importância de Políticas Educacionais consequentes e do resgate da História da Educação Brasileira é o compromisso que lastreou a concepção e a elaboração dessa obra, cujos capítulos estão apresentados a seguir. O presente volume foi organizado em duas partes, que apresentam quatorze textos. A primeira parte, intitulada POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO se constitui de oito textos. O primeiro deles aborda a Avaliação em Larga Escala na Rede de Colégios Maristas/ RS. Considerando o contexto das políticas educacionais no Brasil e seu percurso profissional e acadêmico, a autora pesquisa a avaliação em larga escala das redes de ensino, com foco em uma instituição de ensino “privada católica confessional”, com valores humanistas.
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